Friday 30 December 2011


bem estou começando isto bem depois que pensava. tudo até agora... vou dizer que entre 1975 quando parti e 2001 quando voltei pela primeira vez além do governo pouca coisa mudou. claro que todo mundo naquela época teve fones celulares. claro que usava reais em vez de cruzeiros novos. mais maracanã ainda estava em uso, entrava no ônibus pela porta atrás, e podia ler o jornal do brasil.  claro que tudo isto mudou e fico um pouco desorientado. em realidade há mais diferença entre 2001 e agora do que durante a outra ausência.

antes de partir fiquei um pouco nervoso. mais uma vez num lugar onde a maioria do tempo vai ser acostumando me ao cotidiano. achando - mercados, um butequim agradável, um lanchonete para tomar os milhões de litros de açaí que tomarei antes de partir novamente. são três até agora. será que poderei achar algo para ocupar os meus dias aqui. lá fico à toa tanto que acho que virei um cara chato sem vida se não tiver as diversões da vida do século xxi. sem internet o que farei à noite?

tive outras chateações. chegando a united com o meu primier pass tento entrar na área segura do aeroporto. não posso o que imprimi do computador foi não sei o que foi  - não foi  fatura porque já tive uma dessas, não foi boarding pass novamente porque não me deixou entrar na fila.

fui ao balcão. recebi um verdadeiro boarding pass com um novo assento. parece que haverá um avião novo quis um assento no corredor por causa das pernas. eles fizeram um upgrade. perguntei sobre a minha refeição vegetariana?

-  está lá.

no portão novamente todo mundo tiveram da uma chegada ao balcão porque o boarding pass tem que ser carimbado VISTO OK.

novamente perguntei sobre a refeição e novamente me assegurou que estava lá.

depois da confusão sobre o avião novo começaram com jantar. trouxeram a refeições especiais.

esperei
esperei
o aeromoço veio perguntar se quisesse galinha ou pasta.
-tenho uma refeição vegetariana.
sinto mais todas as refeições especiais foram distribuídas.
perguntei ao menos três vezes sobre isto e disseram cada vez que tive uma refeição o que o senhor achaque devo fazer durante as nove horas deste vôo.

me deram uma prata de frutas frias com um croissant congelado, e iogurte.

bem mais tarde depois de tomar uma meia dúzia de chopes na laranjeiras ainda não acertei num ritmo para melhor navegar o dia.

comparei este vôo com o da sas. vinho de graça antes da refeição, mais uma garrafa com a comida. sucos e água durante o vôo uma seleção de uma dúzia de filmes a maioria bons e conforto.

de vez em quando chegaram com água.
 houve uma confusão aterrizando em são paulo, united teve uma conexão mas não foi o vôo que tomaria ao rio. um funcionário da united disse que tive que passar por imigração e alfândega lá e depois ir ao vôo. - o senhor tem bastante tempo por isto.

uma fila imensa na imigração, nada na alfândega, mais uma grandona no balcão da tam.
também me avisou que a minha bagagem é pesada demais para um carry on - a tam deixa 5kg a minha 35kg.

virei brasileiro. sabe senhora que tudo isto é filme e tenho pavor dos raios -x desculpe sendo tão antiquado assim mais esta mala é totalmente filme. quando ela me deixou  ela viu a bolsa.
-não sei não
-mais é cheia de máquinas...
o vôo estava a partir e eu tive que correr o aeroporto passar por segurança - passaram a mala quatro vezes por causa dos saco de chumbo, interessante disse um cara protege bem.  tive que novamente passar por imigração, corri ao portão onde teve que abrir o avião para deixar me entrar. cheio de suor e com duas malas pesadas. tipicamente estadounidense.

chegando no rio mais uma vez imigração - bem sabia que são paulo não faz parte do brasil - e alfândega esta vez sem papeis porque fiz tudo isto em são paulo. me deixaram passar.

até que enfim a cidade maravilhosa!

taxi?
taxi?
taxi?
não brigado.

nos estaites fiz uma pesquisa   com mapas google e vi que posso tomar só dois ônibus do aeroporto até o apartamento - custo final R$5.

me disseram que houve um ônibus que sai da ilha do governador para apanhar o outro. fica no terceiro andar. enquanto estou andando perdido - o cara me vendo indo e vindo disse que porra ele me leva até lá por R$40.
-sou pão duro sou pobre e não tenho reais suficientes
-aceito dólares
vinte?
tá bom
no carro conversamos - sei que estou no rio porque cinta não é preciso quando a polícia não estar por perto - dou a minha historia com o país noto que usa “tu” ele é do rio grande do sul, porto alegre mesmo. falo que o namorado da minha “irmã” aqui foi de bagé como um ex-presidente - médici.  ele veio por rio depois uma temporada em florianópolis deixou a família dele e esta no rio um 20 anos.

faço uma fotos dele mas é bem perto e duvido que vão sair.

chegando ao prédio - dei-lhe $22. e esperei. foi 14h e o mário não deve chegar até 16. esperei em frente do prédio olhando os três gatos enquanto o resto dos residentes tomaram conta de mim.

o mário chegou na hora dizendo que deixou o apartamento aberto, algo que o síndico não mencionou. vendo-o tive a mesma surpresa que tive vendo a pipe house pela primeira vez. o apartamento parece um dormitório da escola, uma sala cozinha pequena com um forno que não devo usar. um refrigerador que não deve funcionar eficientemente a borracha em volta da porta quase não existe. o banheiro tão pequeno que não consigo entrar com minha bolsa.

mas serve. o mário é simpático, tenta ajudar-me com a situação do telefone. deixe o número dele e sai.

tenho que sair também tenho que passear para verificar a minha estadia no rio.

lapa é bem movimentada. esperando eu vi a loja de água engarrafada sair e voltar com regularidade. vi o clube da esquina e os clientes. rua riachuelo foi lotada come gente e tráfego.

eu faria  o ding dong ditch o mais longo da história - wisconsin laranjeiras. lapa - embaixo dos arcos sem bonde, gloria, catete, largo do machado rua das laranjeiras deixando a metade do que trouxe embaixo da porta da coimbra.

o prédio dela é bem diferente do que a minha é uma comunidade. uma igreja, salão de jogos, bancos. gostei do ambiente.

levei uma leiquinha comigo. fiz uma fotos. gastei um rolo de filme. testando pensando tentando determinar os usos específicos delas, gostei do fato que fui invisível com a leiquinha - não é verdade, aqui a gente toma conta de tudo estava fotografando tudo, coisinhas, fachadas, cenas. pensando que o atget bem gostaria do rio.

voltando passei dois lojas onde posso ligar ao internet os dois com o mesmo preço. tomei meu primeiro açaí 300ml e depois de escrever uma cartas no computador voltei a uma loja com um gerente um pouco antipático afim de testar esta maneira de trabalhar com email. quinze minutos R$1,oo. uma resposta da coimbra chopes amanhã.

voltei ainda um pouco desorientado mas bem feliz que estou aqui.

No comments: