Tuesday 20 December 2011

faltando seis dias

a minha vida como fluminense  foi baseada nas praias. nos anos 70 morava na zona sul de niterói, em gragoatá a baia com uma prainha ficava no outro lado da rua o apartamento o mais afastado d'água foi em icaraí na coronel moreira césar um quateirão da praia. mesmo assim deu para vê-la da janela da sala de estar e da área da empregada.  meus amigos moravam na ipanema, leblon e na barra - quanda a barra foi bem mais primitiva com muito menos gente do que é agora.  em 2001 ficava no arpoador.  planejando a volta pensei em morar afastadinho da praia num bairro em niterói ingá. ainda na zona sul mas no interior. o último dia lá em 2001, fiz um passeio em pé explorando o mundo do meu amigo soares, que morava em benfica - ele disse triagem mas estava errado. descendo do ônibus na glória andei pela mem de sá, até presidente vargas rumo ao sambádromo que não existia quando era jovém. os desfiles foram ao longo de pte vargas e pte antónio carlos. voltei pela pça da república e a área ao redor do convento são bento. na época ele falava dum rio que nem reconheci e quase não vi. me lembrava vagamente das praças da zona norte voltando do maracanã, passando pela pça saens peña na tijuca. indo uma vez até a estação rodoviária quando fui à brasília, e mais uma ao central do brasil pegando o trem para são paulo. um dia me perdi em são cristovão porque tive que fotografar um prédio do bnh por um curso da arquitetura, passei pela quinta da boa vista. mas quanto eu podia narrar todas as ruas em ordem entre leblon da visconde de albuquerque, ipanema e copacabana até leme - princesa isabel e conhecia todos os ônibus que foram à zona sul,  o sô falava da freguesia,  do zumbi, da praia da bandeira.  esta vez quero continuar explorar o mundo do meu amigo sô, o rio de largos, praças, e clubes da esquina, bairros menos bem arrumados dos do oceano, lugares não tanto dedicado ao mar, destinos dos ônibus que vi nas placas mas nunca atingi meier, engenho novo, andaraí, freguesia...- descendo deles bem antes na pça xv para pegar a barca até niterói.  esta vez o parque do recanto do trovador me interessa mais do que o horto, monte caseiros mais do que osório. gosto do fato que engenhão é tão distante. pensando disto e me lembrando do campeonato carioca e a taça guanabara vou usar o equipes menores do antigo estado da guanabara - bangú, olaria, madureira - como uma razão de explorar. 

No comments: