Thursday 5 January 2012


pronto as queixas respondidas. no centro cultural correios houve uma exposição um século de vivências num porto moderno em realidade houve três brassaï, que quis ver, outro duns artistas que moram no morro da conceição e esta. duas falavam dos bairros que me interessam houve fotografias à noite numa. claro que isto aumentou a minha frustração até um ponto que foi conversar com os garotos na expo sobre a área portuária porque ele devem saber.

até que enfim!!! sim não é preciso esconder a máquina, sim a gente vendo uma máquina profissional vão pensar que sou repórter, não andar a noite mas fora disto não devo ter problemas. me deram bairros interessantes. bangú, são cristovão… falei do meu interesse dos times do antigo campeonato carioca - olaria, madureira, bomsucesso. disseram que o estádio da madureira ainda está lá. eles moram nestes bairros e por isto creio que o que disse vem da experiência e não da televisão.

saí renovado passei mais tempo na praça mauá. um dia de sol que fez sombras tão concretas que foram objetos nas fotos que fiz. voltei ao morro de conceição querendo fotografar de novo a escada com a bandeira brasileira pintada. subi as ladeiras, escolhi um direção quando cheguei numa esquina. falei com a gente. desci do outro lado e achei um novo lugar para subir.  na rua estava fotografando uma guarda sol quando a dona dela   lhe ofereceu como sujeito duma foto. fiz duas. usei seis rolos de filme até que na praça de são francisco prainha usei as minhas últimas duas quadras fotografando a dona duma cabeleireira.

-  acha aquela arte ou não? ela me perguntou quando me viu tentando enquadrar uma pintura com a porta da igreja.
-  depende do lugar. aqui não sei, há gestos, tem tinta no chão em baixo dela sei lá
-  uma crianças por perto a fez.

faltando filme para ubaldo fui para o apartamento, usando de vez em quando a leiquinha mas fiz fotos bem diferentes. fiquei mais perto. fotografei objetos.

foi um dia quase ideal, finalmente fiz o que pretendia no alto da boa vista. andando até a ferroviária pelo campo de santana. na volta passando pelo campo mais uma vez, vi o cara que se cuida dos gatos lá. falei um pouco com ele, disse que me lembro de mais gatos do que agora.
-mataram mais ou menos 200 recentemente.
fiz umas fotos dele.
-não quer uma foto minha com os gatos?
-não o senhor só
mas pensando o que sugeriu achei uma boa idéia e voltei fazer umas com os gatos.

deixei os rolos gastos no apartamento e peguei mais iria à mauá porque querendo achar a pedra do sal que a michele ou claudiane me falou, ver se possa ter uma cotação melhor com os meus dólares - posso sou bem irritado porque perdi R$100 - que para mim é dinheiro - indo a copacabana em vez de ir um pouco mais ao longo da avenida rio branco e ver as fotos de brassaï.

um açaí 500.

a noite podia ser melhor. de repente passei a noite vomitando. fiquei no apartamento o dia seguinte.


No comments: