Thursday 12 January 2012


novamente no domingo não sei o que fazer. foi comprar o globo. andei a um lugar novo para ler o meu email, gostei do fato que fecham as ruas ao redor da praça cruz vermelha assim as crianças podem brincar à vontade.

como aprendi ontem aonde vou não é realmente importante o que faz importância é que saio do apartamento.

no fim decidi fotografar uns campos de futebol. isto não é fácil com esta bosta duma mapa que tenho. porque um ônibus a olaria passa na praça cruz vermelha eu procuraria a atlético clube olaria. foi bem fácil achar. estava lá. o estádio as torres de lâmpadas o campo parece que foi no centro do bairro. desci e andei em volta bem sabendo que não poderia entrar.

as fotos que fiz mostraram como o estádio cabe numa quarteirão nada de estacionamento. casa muro do clube campo. queria fazer isto na inglaterra antes que sair. gostei como o campo do futebol de leyton orient fazia parte do bairro.

mais uma vez achei olaria agradável. não moraria lá movimentado demais para mim, mas houve prédios ao redor do clube que a gente - inclusive eu - não associa com a zona norte. de lá dava para ver a igreja da penha e fiz umas fotos que a incluiria na distância quase escondida.

passei o campo de bonsucesso mas como sempre esqueci onde.  passo o tempo todo no ônibus tentando determinar onde estou.  sabia que foi entre olaria e bonsucesso e claro só precisava fazer um passeio até lá para achar o clube.

bem seria fácil se não de vez em quando desviei. a rua que segue a ferroviária é bem chato, vi um clube da esquina onde ouvi caraoque. caindo fora da rua principal houve mais potencial fotograficamente. além combinações estranhas, e imagens formais, houve praças - elas me interessam mais e mais.

por causa da sistema de circulação e seus mãos únicos - e porque nem segui a rota de volta rigorosamente - chegando a outra praça pensei que passasse o campo sem perceber. voltei mais uma vez a olaria.

com pouca gente na rua deixei  ubaldo fora da bolsa, fotografei a vontade mesmo com gente por perto. admito que ainda fico um pouco nervoso fazendo isto mas acho que tem mais a ver com a desorientação minha do que está em volta de mim.

entrando olaria novamente desisti. iria a bonsucesso tomar um ônibus até o apartamento deixar este filme - parece a minha maneira de trabalhar - e sair de novo.

um foto imitando atget. houve um mercadinho que em frente houve dois tipos de cadeiras a de plástica que são quase universais e um banco de assento que normalmente vê numa cinema. no início fiz uma foto de lado porque não quis que a gente no mercadinho me veja. realizei porém a foto seria melhor confrontando os grupos de cadeiras com os retângulos das portas.

claro assim que estou pronto para fazer a foto uma cara sai da loja ainda na cena vai a outra porta e grita ao alguém num apartamento por cima. ela me ignorava. logo depois outra cara sai e fala com a primeira as duas me ignoravam mas nem entram na porta nem saiam da cena. espero cinco minutos e finalmente desisti mas saindo vi como a primeira mulher segurava a porta. do ângulo que estava só viu a porta e os dedos segurando-a ainda com os grupos de cadeiras.

claro que bonsucesso é em bonsucesso mas está bem escondidinho. não há torres de lâmpadas, não é tão bem mantido quanto olaria. fiz umas fotos da fachada e foi aos fundos tentando fazer algo lá. a única coisa que podia fazer era fotografar o placar posicionando-o com a vizinhança. houve uma portão aberta mas como está tornando mais e mais normal assim que levantei a máquina dois obreiros entraram na quadra

-  tem fumo?
-  não não fumo.
-  pô e tudo neste bairro está fechado. talvez o lanchonete. vou ao lanchonete…
-  pra quê?
-  cigarros pô…

pensei em trocar uma ida a lanchonete para uma entrada no campo mas desisti.

não estou controlando os meus dias como queria. pensando que ainda teve tempo de fazer mais um passeio. fui a central afim de ir a bangú ou madureira outros estádios outros povoados da zona norte.

a problema eterna da central onde apanhar o ônibus que queira. o de madureira para numa parada separada duma auto pista do de bangú. quando vi onde o da madureira parava fui lá esperar. claro esperando vi três ônibus indo a bangú. decidi ir a bangú

mesmo tomando um expresso - por sinal gostando dos hotéis lá - quando cheguei não houve bastante luz para fazer fotos. esperei mais uma hora esperando ônibus de volta.

alguém ou alguma coisa irritou este motorista. além da maneira que normalmente dirigem aqui, este motorista, no mesmo tempo dirigia, mudava as marchas, enquanto fazendo troco e falando no seu telefone. impressionante.

um pouco mais tarde senti fumaça de cigarros. vi que ele estava fumando agora que ninguém estava entrando o ônibus não teve que fazer troco.

na praça xi notei que houve movimento no sambódromo  houve milhares de gente de azul claro esperando algo. desci na chuva e vi uma desfile de beija flor. fiquei no início olhando as preparações os diretores e diretrizes dando ordens, como os grupos se preparavam  fiquei até as baianas e decidi ir mais para cima para ver a gente com a bandeira mais uma vez.

choveu mais forte, estava sentindo o frio, mas quando a gente com a bandeira desviavam para dançar em frente de nós valeu.

tenho que lembrar de simplesmente sair fazendo isto o dia me cuidará.

passei um idoso vomitando numa lata de lixo num boteco na riachuelo.


No comments: